Qual a melhor forma de substituir os pneus do carro?
Postado dia 30 de novembro de 2022
Dianteiros, traseiros ou os quatro? Saiba como trocar os pneus do carro
Seu carro pode ter os recursos de conectividade, dirigibilidade e entretenimento mais modernos, mas não pode rodar sem os pneus. Ter um conjunto de pneus de alto desempenho não só melhora a dirigibilidade e a segurança, mas também ajuda outros componentes do veículo a funcionar melhor. É por isso que a substituição correta dos pneus é necessária quando estiverem desgastados.
Embora a inspeção dos pneus seja bastante simples, obter uma opinião de especialista é sempre recomendável. Você pode fazer isso a qualquer hora visitando uma loja Apollo Tyres perto de você ou pode verificar o indicador de desgaste da banda de rodagem (TWI) diretamente nos pneus do seu carro. Se o desgaste atingiu a marcação do TWI, é hora de comprar pneus novos.
Mas, e se um ou mais pneus do seu carro ainda estiverem em condições de uso, você deve substituir todos os pneus de uma vez, trocar os dois da dianteira ou os dois da traseira?
Vamos descobrir.
Situação A: Substituição dos quatro pneus
No caso de todos os pneus estarem mostrando quantidades iguais ou próximas de desgaste de banda de rodagem, é recomendado substituir todos os quatro pneus. A substituição de todos os pneus garante que todas as rodas tenham o mesmo nível de aderência, desenho de banda de rodagem e estabilidade estrutural. Assim, os pneus reagem uniformemente na pista e garantem a estabilidade de veículos.
Para veículos 4×4 a substituição de todos os pneus de uma só vez é geralmente recomendada, já que os sensores do carro e o diferencial funcionam em sincronia. A variação dos níveis de banda de rodagem pode indicar leituras incorretas ao taquímetro e sobrecarregar o trem de força do veículo.
Situação B: Substituição de um ou dois pneus
A substituição de um único pneu não é recomendada. É como correr com um par de sapatos de tamanho diferente. No entanto, as substituições de apenas um pneu são incomuns e normalmente acontece devido a danos de impacto. Mesmo nesses casos, aconselhamos substituir os dois pneus do mesmo eixo.
Ao substituir dois pneus, siga a mesma regra, substitua os pneus do mesmo eixo e não do mesmo lado. Se um pneu dianteiro e um pneu traseiro precisa de substituição, então é melhor substituir os quatro ou reposicionar os pneus remanescentes quando for possível.
O ideal é sempre manter os quatro pneus em boas condições, porém, se for necessário trocar apenas dois pneus de um automóvel, os pneus novos devem ser instalados no eixo traseiro. Pneus traseiros em melhores condições irão ajudar o motorista a manter o controle em caso de sobresterçamento, situação em que o veículo perde a aderência e estabilidade traseira. A maior parte dos motoristas, nesse momento, tende a frear o veículo e tentar corrigir a trajetória no volante de maneira instintiva, o que piora a situação, uma vez que, em frenagem, o peso do veículo se desloca para a frente reduzindo ainda mais o contato dos pneus traseiros com o solo. Em caso de perda de aderência em piso molhado, pneus mais novos atrás são fundamentais, já que têm maior profundidade de desenho para escoamento da água.
Concluindo, sempre verifique os pneus do seu carro antes de viajar. O desgaste incompatível da banda de rodagem pode acontecer devido ao desalinhamento e balanceamento das rodas, por isso certifique-se de que o ciclo de manutenção do seu carro inclua também os devidos cuidados com os pneus.